domingo, dezembro 10, 2006

5: Getúlio Vargas

Esse não é exatamente do meio artístico, apesar de ser um grande artista.
De uma inteligência sem comum, além de, é claro, muita malícia e esperteza, Getúlio Vargas é um ícone da nossa História.
Getúlio Dornelles Vargas, natural de São Borja /RS nasceu em 19 de abril de 1883, Foi soldado e cursou direito, formou-se em 1907, torna-se presidente em 1934 e suicida-se em 1954 deixando uma carta, e é com um trecho desta que termino essa homenagem.

“(...) Sigo o destino que me é imposto. (...)Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma.(...) Não querem que o trabalhador seja livre.
(...)Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.
(...) Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História." (Rio de Janeiro, 23/08/54 - Getúlio Vargas)

4 comentários:

Julio Cesar Corrêa disse...

E não é que o cara entrou para história mesmo? E nela ficará enquanto houver políticos como os atuais. Getúlio não era nenhum santo, mas se os atuais políticos tivessem pelo menos 0,05% carácter, o Brasil já estaria entre os maiores do mundo.
Olhando o resto da lista, não concordei com a Marisa Monte.
Peguei uma corrente lá no Duda Bandit e vim parar aqui. Vou jogar âncora
bj

Duda Bandit disse...

Saio do meu blog, para entrar no seu...

tenho uma relação de admiração e ódio com Getúlio Vargas... o FDP era um político como poucos hoje, seu suicídio foi sua última cartada política, com ele conseguiu prolongar por mais 10 anos seu projeto populista, impedindo a UDN de se meter no poder... é isso aí.

mas não gostei do que ele fez com Graciliano, Olga e outros dissidentes.

beijo
até.

Anônimo disse...

Tb admiroo que ele fez, apesar de uma coisa aqui outra lá. Cansei de estudá-lo na oitava série e primeiro colegial, haha. beijão.

Julio Cesar Corrêa disse...

Voltei para lhe desejar um ótimo resto de finde e excelente semana
bjs